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No início dos anos 1970, segundo o IBGE a cidade de São Luís já ultrapassava os 265 mil habitantes e, em virtude desse surto populacional, a...

O Anel Viário de São Luís


No início dos anos 1970, segundo o IBGE a cidade de São Luís já ultrapassava os 265 mil habitantes e, em virtude desse surto populacional, a cidade se expandia para as zonas sul (Anjo da Guarda), norte (São Francisco) e oeste (Cohab).

Nesse contexto, havia uma preocupação crescente com os problemas urbanos da cidade, especialmente no que diz respeito à vazão do trânsito, já crescente. Sob a administração do engenheiro Haroldo Tavares (1971-75) e com a consultoria do renomado urbanista Wit-Olaf Prochnik, a prefeitura propôs a construção da segunda ponte sobre o Rio Anil, o prolongamento da Avenida dos Franceses e, sobretudo, a construção de um Anel Viário, que circundasse a região central de São Luís.

Com cerca de 8km de extensão, este anel se conecta a seis importantes avenidas que ligam o centro às demais regiões da cidade, são elas: Av. dos Africanos; Av. dos Portugueses; Av. Euclides Figueiredo; Av. Mal. Castelo Branco; Av. Getúlio Vargas e, por fim, a Av. Kenedy. A sua construção foi iniciada no início dos anos 1970 e só foi concluída em 1985, quase duas décadas depois de sua idealização.

Difícil imaginar uma São Luís sem a presença do Anel Viário, com suas praias na região central, livres do aterramento e dos barulhentos automóveis; com o Cais da Sagração tomando a região central da cidade, com suas embarcações a compor o cenário, em imagens que já ficam distantes e desbotadas na memória do ludovicense mais antigo.


 Vista aérea da Praia Grande, em meados dos anos 1960, publicada pelo ‘Jornal do Dia’.

Obras de terraplanagem na região alagadiça do Portinho, em imagem de 1974, publicada pelo O Imparcial.

Prefeito Haroldo Olympio Lisboa Tavares, acompanhando a execução das obras, em imagem publicada pelo ‘O Imparcial’, em 1974.



Portinho, antes do início das obras, numa imagem dos anos 1960 e publicada pelo ‘O Imparcial’, em 1973.


Obras de terraplanagem na região alagadiça do Portinho, em imagem de 1974, publicada pelo O Imparcial.


Ponte, ainda sem pavimentação, sobre trecho do Anel Viário, na Avenida Getúlio Vargas, em imagem publicada pelo ‘O Imparcial’, em 1974.


Planta do Anel Viário, publicada pelo ‘O Imparcial’, em 1973.


Caçambas executando as obras de terraplanagem, em imagem publicada pelo ‘O Imparcial’, em 1973.