BUSCA NO BLOG

27 anos atrás; um icônico Mercedes-Benz / Marcopolo Torino, modelo 1992, da histórica Taguatur circulava esburacada Avenida dos Portugueses,...

Ônibus da linha Sá Viana passando pela Barragem do Bacanga, 1995

27 anos atrás; um icônico Mercedes-Benz / Marcopolo Torino, modelo 1992, da histórica Taguatur circulava esburacada Avenida dos Portugueses, na altura da Barragem do Bacanga, vindo do Sá Viana. 

O bairro Sá Viana, tal como muitos outros bairros de nossa São Luís, surgiu de um sítio, que fora de propriedade do jurista Sá Vianna, dono das terras onde hoje temos o bairro e o Campus da Universidade Federal do Maranhão. A localidade também foi sede de uma fábrica de socar arroz, a São Félix, estabelecida pela Firma “Sá Viana & Cia”, pertencente à família dos antigos donos daquela área.

Com o advento dos grandes projetos como o Porto do Itaqui e a Barragem, entre os anos 1960 e 1970, bem como o processo de êxodo rural, bem como a expansão/inchaço da cidade nos anos seguintes, o bairro foi se formando, entre a UFMA e as áreas alagadas do Rio Bacanga. Com informações do excelente texto “Análise toponímica de 81 nomes de bairros de São luís/MA” de Heloisa Reis Curvelo Matos. A imagem foi publicada pelo “O Estado do Maranhão”, em fevereiro de 1995.