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  Visão da cidade de São Luís, tomada do outro lado do Rio Bacanga, onde ficaria a ‘cidade industrial’. A Barragem do Bacanga quando constru...

A construção da Barragem do Bacanga

 

Visão da cidade de São Luís, tomada do outro lado do Rio Bacanga, onde ficaria a ‘cidade industrial’.

A Barragem do Bacanga quando construída foi considerada um dos marcos da engenharia local e do desenvolvimento do estado. As obras foram iniciadas em 1968 e concluídas apenas em 1973, por causa das diversas paralizações. Na ocasião a equipe de engenharia do estado optou pela barragem (e não uma simples ponte) pelo fato dela ser mais resistente à poderosa correnteza dos aguas do Bacanga. A ambiciosa obra, chefiada pelo então secretário de Viação e Obas Públicas do Estado, o jovem engenheiro civil Haroldo Tavares, teve como principal missão incentivar a expansão da então acanhada cidade. Pretendia-se abrir espaço para a ocupação da zona sul da ilha e promover a industrialização da área com empreendimentos diversos: um bairro operário (para 400 mil habitantes, falava-se na época), a universidade, galpões e usinas do distrito industrial, além do novo porto da cidade, o Porto do Itaqui. A partir dos anos 1970 as transformações promovidas por obras como a da barragem foram fundamentais para a transformação da fisionomia urbana da tricentenária cidade, uma vez que a partir dela, outros projetos econômicos (nem todos bem sucedidos, é verdade) foram elaborados no Maranhão daqueles anos – o tempo dos “grandes projetos”. Paralela à busca pelo desenvolvimento econômico, a ocupação das áreas também foi sensivelmente incentivada, com a transferência de populações palafitadas do centro bem como pela expressiva chegada de migrantes do interior do estado na busca por dias melhores - que nem sempre chegavam. Tal incremento populacional foi causa e efeito da ocupação/formação de uma infinidade de novos bairros populares, integrantes do eixo Itaqui-Bacanga.


As fotos foram publicadas originalmente pelo Correio Brasiliense e republicadas pelo O Imparcial (ambos do então poderoso conglomerado de mídia do Assis Chateaubriand) no ano de 1968. (As imagens foram coloridas artificialmente).


Os dois lados do Rio Bacanga serão ligados por uma barragem-ponte de 800 metros de comprimento.