BUSCA NO BLOG

A ‘logo’ do governo estadual, em referência aos 2 anos do governo Sarney  Maio de 1968: enquanto o mundo entrava numa espiral de revoltas e ...

MARANHÃO NOVO (?!)

A ‘logo’ do governo estadual, em referência aos 2 anos do governo Sarney 

Maio de 1968: enquanto o mundo entrava numa espiral de revoltas e irreversíveis mudanças (dos dois lados da cortina de ferro), o Maranhão era 'refundado', novo em folha, diziam – pelo menos era essa a promessa dos manda-chuva da ocasião. Tratava-se, na verdade, de um projeto autoritário, modernizador e excludente, típico do regime militar. Significou ainda, de acordo com o professor Wagner Cabral, da UFMA, a abertura ao processo de expansão do capitalismo monopolista na Amazônia, que aprofundou as desigualdades sociais, acelerou o processo de concentração fundiária, violência, grilagem e a expulsão dos trabalhadores de suas terras, ocasionando, dentre outros problemas o inchaço das periferias da capital do estado. 

A ‘logo’ do governo estadual e a foto do governador e do presidente foram publicadas originalmente pelo Correio Brasiliense e republicadas pelo O Imparcial maio de 1968.


O presidente, Marechal Costa e Silva e o governador, José Sarney, em conferência de imprensa