BUSCA NO BLOG

A embarcação foi lançada em 1963, sendo batizada inicialmente como Barão do Amazonas. Nos anos seguintes passou por outros proprietários até...

Navio Aline Ramos

A embarcação foi lançada em 1963, sendo batizada inicialmente como Barão do Amazonas. Nos anos seguintes passou por outros proprietários até que em 1978 foi renomeado como Aline Ramos. No início dos anos 1980 o navio transportava sal, importante produto da cidade de Tutóia. 


Na foto acima podemos ver os restos do Aline Ramos. Embora esteja próximo à praia, o incidente ocorreu distante da costa, porém, com o intuito de reverter a situação, os proprietários  o rebocaram para as proximidades da Praia da Barra. Contudo, as tentativas de recuperá-lo não foram bem sucedidas. Desde então, o navio (seus destroços, na verdade) se tornou uma atração da cidade. Ao longo dos anos as pessoas entravam, pegavam equipamentos e utensílios da embarcação. Atualmente o Aline Ramos, mesmo corroído e enferrujado, serve como um espigão artificial, visto que quando a maré seca, a embarcação fica totalmente visível. Tal fato o faz uma atração turística da cidade de Tutóia, no litoral leste do Maranhão.

 


A primeira imagem foi capturada em 1996 e publicada no jornal 'O Estado do Maranhão'. A segunda imagem foi publicada no site navioseportos.com.br.

 

Com informações do g1.com/maranhão e navioseportos.com.br.