BUSCA NO BLOG

Mapa do Engenho Noruega, Cícero Dias, 1933. Cícero Dias nasceu em 1907, no Engenho Jundiá, no município de Escada, em Pernambuco. Por ser am...

O Engenho Noruega




Mapa do Engenho Noruega, Cícero Dias, 1933.


Cícero Dias nasceu em 1907, no Engenho Jundiá, no município de Escada, em Pernambuco. Por ser amigo de Gilberto Freyre foi convidado para elaborar as ilustrações do ‘Casa-Grande & Senzala’ – escolha que foi justificada também pelo fato do pintor possuir em sua memória o cotidiano dos velhos engenhos pernambucanos. Assim, Cicero Dias, no início dos anos 1930 elaborou as ilustrações da primeira edição de Casa-Grande & Senzala e, dentre elas, a mais exuberante e detalhada é a representação do famoso mapa do Engenho Noruega - antigo Engenho dos Bois.
Sobre o complexo da casa grande e da senzala, disse Freyre: "A casa-grande, completada pela senzala, representa todo um sistema econômico, social, político: de produção (a monocultura latifundiária); de trabalho (a escravidão; de transporte, o carro de boi, o bangüê, a rede, o cavalo); de religião (o catolicismo de família, com capelão subordinado ao pater famílias, culto dos mortos, etc.); de vida sexual e de família (o patriarcalismo polígamo); de higiene do corpo e da casa ( o “tigre”, a touceira de bananeira, o banho de rio, o banho de gamela, o banho de assento, o lava-pés); de política (o compadrismo). Desse patriarcalismo absorvente dos tempos coloniais a casa-grande do engenho Noruega, em Pernambuco, cheia de salas, quartos, corredores, duas cozinhas de convento, despesa capela, puxadas, parece-me expressão sincera e completa" (FREYRE: 2002, p.131).