BUSCA NO BLOG

Representação de uma grande terma romana É quase impensável sairmos hoje de casa sem tomar pelo menos um banho para rapidamente revitalizar...

A história do banho: da antiguidade aos dias atuais



Representação de uma grande terma romana


É quase impensável sairmos hoje de casa sem tomar pelo menos um banho para rapidamente revitalizar todo o nosso organismo. E apesar de os inúmeros hábitos higiênicos a que nos fomos acostumando serem considerados relativamente recentes, a verdade é que o banho é uma cultura bem antiga do que nós pensamos. É comum que se considere pré-história todo o período que vai desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, datado de 3200 a.C. A pré-história, na verdade, é mais estudada por paleontólogos, arqueólogos e antropólogos. A história da higiene corporal está intimamente ligada ao simbólico da água através das épocas e das civilizações. O culto ao belo sempre esteve ligado à história do homem.
E a origem do banho não só estava ligado à religião, mas também para a medicina.

Tomar banho virou um método individual de se preparar para a exposição pública. Não é à toa que todo banheiro contemporâneo que se preze tem um espelho – um objeto que, dificilmente seria visto num lugar como esse.
Enquanto isso, no Brasil, o que mais influenciou no padrão de higiene do brasileiro é o elemento indígena presente em nossa formação cultural – agradeçamos aos índios!