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Entre o final dos anos 1960 e ao longo dos anos 1970 o Governo do Maranhão – através do DER-MA assinou um convênio com a Companhia de Navega...

O problema dos Ferry-Boats, 48 anos atrás

Entre o final dos anos 1960 e ao longo dos anos 1970 o Governo do Maranhão – através do DER-MA assinou um convênio com a Companhia de Navegação do Norte (CONAN) para o estabelecimento do serviço de travessia marítima entre São Luís e a Baixada Maranhense, através do Porto de Itaúna, nas proximidades de Alcântara. 

Aquele período histírico foi marcado por uma série de intervenções que tinham como objetivo fazer o estado suprerar o estado de atraso e abandono no qual estava inserido. Havia, inclusive uma instituição responsável pelo desenvolvimento da Baixada: SUDEMA (Superintendência de Desenvolvimento do Maranhão). E dentro desse contexto, a integração da Baixada com a capital era um desejo há muito acalentado.

A imagem publicada em 1974 pelo ‘O Estado do Maranhão’ apresenta uma das embarcações da CONAN, que na ocasião estava sem oferecer seus serviços em virtude dos já corriqueiros problemas técnicos.

48 anos se passaram e a coisa só tem piorado!