BUSCA NO BLOG

Não sou adepto da exposição de interesses pessoais nesse espaço... porém existem situações que não podemos deixar de fazê-lo. Diante da polí...

Manifesto de um professor


Não sou adepto da exposição de interesses pessoais nesse espaço... porém existem situações que não podemos deixar de fazê-lo. Diante da política de desconsideração que nós, professores, sofremos diariamente, venho registrar meu repúdio. Logo nesse ano, que a despeito das inúmeras dificuldades, tivemos nosso trabalho reconhecido e valorizado em São Paulo, por meio do Prêmio Territórios, realizado pelo prestigiado Instituto Tomie Ohtake. Infelizmente eu, como tantos outros colegas, abnegados servidores que acreditam na função social da educação pública, colhemos como reconhecimento, por parte do atual governo estadual, a total indiferença. Além desse caso particular de desprestígio, há o constante desrespeito ao estatuto do educador com o não pagamento de titulações e progressões. Mais uma vez cito um caso particular: minha titulação, deferida em 2019, jamais foi paga. Diante disso, apesar da intensa propaganda e discursos adocicados, fica claro que a educação e a qualificação dos professores não é (e nunca foi) prioridade pro auto intitulado "governo do povo". Professores valorizados, motivados a estudar, a pesquisar, a promover trabalhos diferenciados são elementos essenciais para a promoção da educação de qualidade. Mas o governo, com suas demandas, pesa diferente.


Diante disso, fica registrada minha profunda decepção e meu veemente protesto.